23 de março de 2011

Lixo Extraordinário concorre ao Oscar

 Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), "Lixo Extraordinário" acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.

Este ano o documentário representará o Brasil na premiação do Oscar, já que foi indicado para o prêmio de melhor documentário de 2011. "Lixo extraordinário" concorre pelo prêmio com os documentários "Exit through the gift shop", do artista plástico Banksy; "GasLand", de Josh Fox; "Trabalho interno", de Charles Ferguson; e "Restrepo", de Tim Hetherington e Sebastian Junger.

Vencedor de prêmios de público nos festivais de Sundance e Berlim em 2010, o filme foi dirigido por João Jardim, Lucy Walker e Karen Harley. O longa está em cartaz desde a última sexta-feira (21) em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Para maiores informações visite a home do documentário em: www.lixoextraordinario.net





Nenhum comentário:

Postar um comentário